quarta-feira, 28 de julho de 2010

Tédio

Sabe aqueles dias em que voe não sente vontade de fazer nada? Pois é. É assim que tenho me sentido ultimamente. Logo eu, que tanto luto pelo tempo livre pra fazer varias coisas, de repente me pego deitado na cama assistindo Faustão em preto e branco e cheio de fantasmas. É impressionante como, o ócio se torna tédio e faz as pessoas sentiram falta do trabalho. Besteira! O grande problema é que as pessoas se acostumam a perderem seus dias trancados num escritório. Fazendo uma conta rápida, se percebe que o trabalhador médio só tem 3 horas por dia de tempo livre...Isso mesmo, TRÊS horas. Não acredita? Vamos as contas: 8 horas dormindo, 9 horas trabalhando( 1 hora de almoço), 4 horas entre transporte, alimentação, banho e necessidades fisiológicas.

O que uma pessoa pode fazer em três horas? Assistir a novela? Jornal? Depois de viver assim tanto tempo, acabei me acostumando. A única coisa que nos resta é o final de semana, mas ai o que acontece quando não se tem dinheiro, nem carro? Não sei enquanto as outras cidades, mas Salvador aos domingos é completamente deserta, os ônibus são escassos. É como se o mundo impusesse pra você: FIQUE EM CASA E ASSISTA O FAUSTÃO! E cá estou eu praticando a obediência ao meu destino, esperando chegar a segunda feira pra que eu tenha pelo menos a esperança do final de semana.

Como grande parte da população, no fim do mês não sobra quase dinheiro nenhum. Nem pra eu tomar uma cerveja na esquina. O que me restou foi a sobra de uma Natasha que eu tenho que beber pura. Nem um refrigerante, sequer uma polpa de fruta na geladeira. Só água e mais algumas coisas irrelevantes no momento.

Tá bom, na verdade só estou inventando desculpas pra mim mesmo, eu poderia estar fazendo alguma coisa. Ler um dos livros que baixei. Garcia Marques, Goethe, Saramago. Não...sem saco pra ler romances longos ainda mais nesse monitor esverdeado. Quem sabe poesias me animem. Lorca, Baudelaire, Álvares de Azevedo. É preciso estar envolto dês certos sentimentos pra apreciar poesias, hoje não dá. O Faustão já se despediu. Eu deveria ir dormir cedo, mas não quero que chegue a segunda feira então tento me manter acordado. Me debruço na janela, ascendo um cigarro, janelas acesas, ruas vazias, carros barulhentos passam correndo. Pelo menos uma boa brisa passeia pelo meu rosto. Bebo o ultimo gole de Vodca, ela não conseguiu me deixar bêbado, quase efeito nenhum. Volto a olhar a televisão, O fantástico está no final, porra! Como eu odeio acordar com sono, melhor dormir logo e acabar com isso. A cama me afasta com a mesma força que ela me atrai as 6 da manha. Rolo pra um lado, pro outro. Nada adianta, o sono não vem. Ligo o som, faço uma coletânea de musicas pra baixo: David Bowie, Smiths, The Cure, Legião urbana. Sento na cadeira ao lado da cama. Os álbuns vão começando e terminando e eu consigo finalmente me distraí. Fiquei sem vontade de ouvir música o dia todo, e só agora consigo relaxar. Olho no relógio de celular: 02:53. Pois bem, vão ser no máximo 4 horas de sono, é bom aparecer logo Morpheu, se não quebro esses seus óculos redondos idiotas. Como se fosse adiantar.

Mais uma vez brigando com a cama, quando percebo um barulho me incomodando...despertador? Só pode ta quebrado, isso é hora dessa merda tocar?. Tiro o lençol da cara e o sol queima minhas vistas por um instante. Não é possível, olho pro relógio e já são 6 horas. Será que eu dormir? Quanto tempo? Me levanto como um zumbi pra começar mais uma semana

Nenhum comentário: